10 Benefícios do Sulforafano para Melhorar A Tua Saúde

O que é e quais são os benefícios do sulforafano?

Já falámos deste componente no nosso artigo anterior, mas para refrescar a memória, o que é e quais são os benefícios do sulforafano? O sulforafano é um composto do enxofre libertado pelos vegetais crucíferos quando estes são triturados, picados ou mastigados. Embora o composto seja produzido por todos os vegetais crucíferos, a maior concentração vem dos brotos jovens de bróculos, mais comumente chamados de microvegetais.

Os microvegetais de bróculo podem produzir até 100x a concentração de sulforafano quando comparados a plantas maduras como repolho, couve e bróculo adulto. Mas então quais são os benefícios e como é que o sulforafano pode ajudar na tua saúde?

1. Pode proteger da doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa comum que geralmente afeta os idosos, embora os pré-sintomas possam começar a aparecer antes da meia-idade. Muitas pessoas estão a voltar-se para as defesas naturais já que terapias eficazes ainda não são conhecidas. O sulforafano encontrado em microvegetais de bróculos é uma dessas defesas.

O sulforafano é um poderoso antioxidante. O stress oxidativo dentro do corpo pode causar ou agravar muitas condições, sendo o mal de Alzheimer um excelente exemplo. Os pesquisadores descobriram que um extrato de sulforafano puro pode proteger contra o stress oxidativo e a inflamação do cérebro. Os pesquisadores também descobriram que o sulforafano pode proteger contra défices de memória que são sintomáticos da doença de Alzheimer [1] [2].

Estudos realizados em ratos indicam que o sulforafano fornece benefícios gerais para a saúde do cérebro, prevenindo a degeneração a nível celular. Se tens histórico de Alzheimer na família ou se simplesmente desejas proteger a função cerebral da maneira mais natural possível, aumentar a ingestão de sulforafano com microvegetais de bróculos é a maneira mais fácil de fazer isso.

2. Pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson

A doença de Parkinson é outra doença neurodegenerativa que afeta um grande segmento da população idosa em todo o mundo. Não há cura para o Parkinson e os tratamentos existentes são apenas de suporte, o que significa que eles não chegam à raiz do problema. A doença de Parkinson está relacionado à degeneração de várias vias neurais no cérebro. Os neurónios são perdidos em áreas específicas, levando a sintomas como perda de controle motor, tremores e diminuição da mobilidade geral.

O sulforafano pode reduzir o risco de desenvolver Parkinson devido à forma como protege as vias neuronais do cérebro. Um estudo de 2016 descobriu que o sulforafano reduz o stress oxidativo no cérebro e, especificamente, regula os mecanismos das células para interromper a degeneração [3]. Mais importante ainda, o estudo descobriu que o composto pode proteger contra disfunções motoras originadas do cérebro.

3. Melhora a desintoxicação natural

As toxinas no corpo podem levar a várias doenças e enfermidades, causando inflamação, problemas de digestão, desequilíbrio hormonal, problemas de pele e perda da função cognitiva. O corpo tem processos de desintoxicação poderosos, mas as dietas modernas e a exposição a toxinas sintéticas significam que às vezes é preciso uma ajudinha para manter o sistema limpo e funcional.

O sulforafano foi identificado como um desintoxicante poderoso e natural. Um estudo de 2015 examinando o potencial do extrato de broto de bróculos descobriu que as substâncias xenobióticas (produtos químicos sintéticos) são mais facilmente expelidas do corpo ao consumir um extrato rico em sulforafano. O sulforafano induz a ativação e produção de enzimas hepáticas e glutationa, que ajudam a filtrar e expelir toxinas antes que o dano possa ser causado [4].

4. Pode regular a produção de glicose para tratar ou reduzir o risco de diabetes

Outro benefício é que o sulforafano pode ajudar a regular os níveis de glicose (açúcar) no sangue em pessoas saudáveis, pré-diabéticos e pessoas com diabetes totalmente diagnosticado.

Um estudo que analisou milhares de diferentes drogas e extratos naturais descobriu que o sulforafano pode reduzir os níveis de glicose no sangue em 10%, reverter os danos no fígado causados pela alta glicose e regular os níveis de glicose em jejum entre as refeições [5].

Isso não apenas torna o sulforafano um tratamento potencial para quem sofre de diabetes; também significa que pessoas saudáveis podem usar extrato de microgreen de bróculos sulforafano para regular o açúcar no sangue e, potencialmente, impedir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

5. Ajuda a manter o peso

O peso e a saúde do fígado estão intimamente ligados, com muitas doenças hepáticas que levam à má absorção de nutrientes e eventual ganho de peso. O consumo de microvegetais de bróculos contendo sulforafano pode equilibrar problemas no fígado e ajudá-lo a manter seu peso dentro de uma faixa saudável.

Um estudo japonês de 2015 descobriu que tanto o peso do fígado quanto a perda de peso corporal ocorreram quando os participantes foram tratados com extrato de microgreen de bróculos. Em comparação com um grupo de controle, a perda de peso corporal foi em média 17% e a perda de peso no fígado foi em média 29% [6].

O sulforafano pode ajudá-lo a manter sua faixa de peso alvo enquanto consome uma dieta normal. Também é eficaz na redução da gordura no fígado, levando a uma melhor função hepática e ao processamento aprimorado de toxinas.

Este estudo usou extrato de sulforafano natural que incluía o precursor glucorafanina, que normalmente só está disponível por meio de microvegetais naturais, em vez de comprimidos de sulforafano não regulados.

6. Pode diminuir o colesterol naturalmente

O próximo benefício do sulforafano é que estudos têm demonstrado que o consumo de vegetais crucíferos com alto teor de glucorafanina podem reduzir o colesterol LDL no sangue [7]. Os microvegetais de bróculos têm uma concentração mais alta de glucorafanina quando comparados aos vegetais totalmente crescidos.

Uma dieta rica em glucorafanina pode reduzir o colesterol LDL em até 5,1%, enquanto uma dieta suplementada com vegetais crucíferos padrão atinge apenas uma redução de 2,5%. Os estudo demonstram que uma fonte alimentar rica em sulforafano e glucorafanina, como microvegetais de bróculos, vai ter os melhores resultados em teus níveis de colesterol.

Manter o colesterol baixo é importante. Isso reduz o risco de desenvolver hipertensão e doenças cardíacas, reduzindo significativamente a hipótese de derrames ou ataques cardíacos no futuro.

7. Podem ajudar a tratar a depressão

Embora a ética relacionada com os estudos em animais esteja a evoluir a olhos vistos ainda assim existem muitos estudos que usam animais. Novas evidências descobriram que a suplementação de sulforafano pode atuar como um antidepressivo quando testada em ratos de laboratório.

Os testes descobriram que as propriedades neuroprotetoras, anti-inflamatórias e antioxidantes do sulforafano ajudaram a tratar a depressão. A suplementação de sulforafano tornou os ratos mais responsivos fisicamente, ao mesmo tempo que reduziu a exibição de comportamentos ligados à ansiedade [8].

Camundongos cronicamente estressados ​​tratados com sulforafano exibiram níveis mais baixos de compostos-chave ligados à depressão e ansiedade.

O consumo de microvegetais inteiros de bróculos também aumenta o apoio à sua saúde mental, aumentando a ingestão de fibras. A flora intestinal saudável pode minimizar o risco de desenvolver depressão ou ajudar a tratar a depressão já diagnosticada [9].

8. Melhora a saúde do coração

Como o sulforafano pode reduzir o mau colesterol no sangue, ele pode manter as artérias livres de obstruções, reduzindo drasticamente o risco de ataque cardíaco e derrame. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do sulforafano também ajudam a minimizar o risco de doenças cardíacas, suprimindo a inflamação nas artérias em nível celular [10].

Vegetais de brassica, como couve-flor, repolho e bróculos, podem trazer benefícios à saúde do coração e são recomendados como parte de uma dieta balanceada. Ao concentrar sua dosagem de sulforafano com microvegetais de bróculos, você pode obter um poderoso aumento de antioxidantes e compostos anti-inflamatórios.

9. Luta contra várias formas de inflamação

As propriedades anti-inflamatórias do sulforafano fornecem outros benefícios para além da saúde do coração. Numerosos estudos descobriram que o sulforafano pode reduzir a inflamação de dentro das células.

A prevenção de doenças degenerativas, a redução do risco de doenças cardíacas e derrames e até mesmo a redução da inflamação no fígado são apenas algumas das formas comprovadas de atuação do sulforafano.

Vários factores podem desencadear a inflamação. A resposta do sistema imunológico, patógenos, danos celulares, toxinas e outros irritantes ingeridos ou inalados podem causar inflamação. Às vezes, a inflamação é uma resposta natural para ajudar a curar seu corpo; no entanto, a inflamação crônica é algo que deve ser evitado completamente.

A inflamação crônica no corpo, seja no trato digestivo ou mesmo na forma de artrite, pode ser aliviada com o consumo de sulforafano por meio de microvegetais de bróculos frescos. Isso pode aliviar o desconforto, dar a você mais mobilidade ou até mesmo prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro.

10. Reduz do risco de cancro e ajuda no tratamento

Com todos os benefícios listados até agora, o sulforafano já é um dos melhores compostos a emergir da tendência recente de superalimentos. Ao contrário de algumas outras opções promovidas por alguns nutricionistas e outros profissionais de saúde, o sulforafano tem uma montanha de evidências para comprovar sua eficácia.

A prevenção e o tratamento do cancro é uma área em que o sulforafano tem sido bem estudado e os resultados são extremamente positivos.

O sulforafano combate o cancro de várias maneiras. Ele promove a morte celular em células não saudáveis, reduzindo a chance de danos ao DNA e crescimento de tumor. Pode interromper a migração de células no corpo, o que pode prevenir a propagação do cancro. Ele também protege o DNA da corrupção.

As células cancerosas podem-se tornar completamente inativas pelo sulforafano e os tumores existentes podem ver o seu tamanho reduzido. Pesquisas com células-tronco cancerosas descobriram que o sulforafano pode ser usado como um método de quimioprevenção, bem como um potencial tratamento para o cancro de mama [11] [12].

O sulforafano também fornece proteção contra carcinógenos ingeridos por meio de alimentos, bebidas e ar respirável, reduzindo efetivamente o risco de cancro para aqueles que consomem regularmente microvegetais de bróculos [13].

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Referências:

  1. https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2018/06/07/sulforaphane-may-prevent-alzheimers.aspx – Sulforaphane May Prevent Alzheimer’s
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29714053 – Sulforaphane Upregulates the Heat Shock Protein Co-Chaperone CHIP and Clears Amyloid-β and Tau in a Mouse Model of Alzheimer’s Disease.
  3. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4995453/ – Sulforaphane protects against rotenone-induced neurotoxicity in vivo: Involvement of the mTOR, Nrf2, and autophagy pathways
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4572790/ – Broccoli sprout extract induces detoxification-related gene expression and attenuates acute liver injury
  5. http://stm.sciencemag.org/content/9/394/eaah4477.full – Sulforaphane reduces hepatic glucose production and improves glucose control in patients with type 2 diabetes
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4649129/ – Sulforaphane-rich broccoli sprout extract improves hepatic abnormalities in male subjects
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4692095/ – Diet rich in high glucoraphanin broccoli reduces plasma LDL cholesterol: Evidence from randomised controlled trials
  8. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0166432815303399 – Sulforaphane produces antidepressant- and anxiolytic-like effects in adult mice
  9. https://www.iflscience.com/plants-and-animals/link-found-between-gut-bacteria-and-depression/ – Link Found Between Gut Bacteria And Depression
  10. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3405367/ – The influence of sulforaphane on vascular health and its relevance to nutritional approaches to prevent cardiovascular disease
  11. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2862133/ – Sulforaphane, a Dietary Component of Broccoli/Broccoli Sprouts, Inhibits Breast Cancer Stem Cells
  12. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4394840/ – Absorption and chemopreventive targets of sulforaphane in humans following consumption of broccoli sprouts or a myrosinase-treated broccoli sprout extract
  13.  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC23369/ – Broccoli sprouts: An exceptionally rich source of inducers of enzymes that protect against chemical carcinogens