Agricultura Vertical Urbana
A Agricultura Vertical é um conceito de agricultura para o cultivo de plantas dentro de edifícios ou de vários andares de arranha-céus. Nestes edifícios, que funcionam como estufas de grande dimensão, são muitas vezes aproveitados conceitos e tecnologias de agricultura como a hidroponia e integrados com técnicas de produção habituais para auxiliar no crescimento das plantas.
O espaço é optimizado ao máximo usando para isso estantes que permitem expandir a produção não apenas em superfície mas também em altura.
Algumas das vantagens são um uso de água muito inferior comparado com a agricultura típica e um controle de pestes muito mais eficiente viste ser um ambiente isolado. A introdução em larga escala desta tecnologia conseguiria multiplicar a superfície cultivável com muito baixos custos, o que possibilitaria devolver vastas áreas de terra ao seu estado natural. Além disso, esta técnica reduz significativamente os custos de transporte e logística devido às produções verticais estarem localizadas na vizinhança imediata dos consumidores.
Segundo Dickson Despommier, o biólogo que desenvolveu este conceito, uma produção vertical de 30 andares poderia alimentar mais de 10.000 pessoas! =)
Dá uma vista de olhos aos nossos kits Grow@Home: